Blog do Pessoa


28 de abr. de 2024

Durante cumprimento de agenda em Buriti dos Lopes, Rafael Fonteles se encontra com Zé Filho

Na tarde desta sexta-feira (26), o presidente da Fiepi, Zé Filho, recebeu em sua fazenda, no município de Buriti dos Lopes, o governador Rafael Fonteles, que esteve na região inaugurando várias obras importantes para a população. Os gestores entreteram uma animada conversa informal ao lado de apoiadores e lideranças políticas, como a pré-candidata a prefeita de Buriti dos Lopes, Jaqueline Brito, os vereadores David Soares, Carlson Pessoa, Renatinho da Cepisa e Taylon Andrades, os deputados estaduais Georgiano e Rubens Vieira, o diretor de Assuntos Econômicos da Fiepi, Freitas Neto e os secretários de Governo e de Educação do Estado do Piauí, respectivamente Marcelo Noleto e Washington Bandeira.

Durante toda sexta-feira o governador entregou obras nas cidades de Caraúbas do Piauí, Caxingó, Murici dos Portelas e Buriti dos Lopes.

Foi realizada a inauguração de pavimentação asfáltica urbana com área de 29.234,37 m², em Murici dos Portelas, além de 350 títulos definitivos de doação de terras, por meio do Instituto de Regularização Fundiária e Patrimônio Imobiliário do Piauí (Interpi).

Por fim, o governador anunciou um investimento de R$ 26,3 milhões em novas obras de infraestrutura para região, além da inclusão dos municípios no Piauí Saúde Digital, programa que inclui o atendimento a diversas especialidades em saúde por meio da telemedicina.












VÍDEO: Vereador Carlson Pessoa solicita criação de curso de no IFPI de Parnaíba


Na última segunda (22), o vereador Carlson Pessoa solicitou, por meio de uma indicação de lei, um estudo para implementação do curso técnico de Agropecuária no Instituto Federal do Piauí de Parnaíba.

Carlson justificou o pedido porque percebeu a demanda da mão de obra dessa área, haja vista o grande potencial da área na região norte do estado.

Veja o vídeo abaixo: 

ATENÇÃO - Todos contra a dengue

 


Restaurante O Charles - Peixe Assado

 

Estreia vitoriosa do River na Série D do Brasileiro


O River Atlético Clube começou a sua participação na Série D do Campeonato Brasileiro de 2024 com vitória sobre o Águia de Marabá, no Estádio Albertão, por 2 x 1.

Próximo jogo do River, sábado (4) em São Luís com o Maranhão.

 Por Dídimo de Castro

Beto Depósito de Babidas em Geral


Cupuaçu foi domesticação pelos indígenas


A planta selvagem que deu origem ao cupuaçu se chama capuí (Theobroma subincanum). O estudo destaca que o intenso processo de domesticação resultou na formação de grandes diferenças entre as duas espécies ao ponto que taxonomistas conseguiram reconhecê-las como espécies distintas.

As frutas e as sementes do cupuaçu são maiores do que a do cupuí, por exemplo. Além das diferenças morfológicas, a localização das espécies também apresentam algumas diferenças.

A presença do cupuí se estende na porção oeste da região amazônica na direção de Colômbia, Equador e Venezuela. Já a distribuição do cupuaçu está associado à ocupação humana.

De acordo com Matheus Colli-Silva, os povos originários da época escolhiam para consumo as maiores frutas do cupuí. “As sementes, descartadas após o consumo do fruto ou plantadas, originavam novas árvores com características semelhantes, o que consequentemente derivou em árvores com produção de frutos maiores ao longo do tempo”, explica.

De acordo com a pesquisa, enquanto o surgimento do cupuaçu ocorreu entre 5 mil e 8 mil anos atrás, sua distribuição ocorreu nos últimos dois séculos. A popularização da planta começou em 1880 e se intensificou durante a década de 70 e 80. O estudo afirma que as datas correspondem a dois grande períodos de ocupação da floresta amazônica.

O primeiro momento diz respeito à exploração de látex na Amazônia para fabricação de borracha. Em 1970, a ditadura militar estimulou grande fluxo de imigrantes de outras áreas do Brasil para a floresta sob o lema “ocupar para não entregar”.

Fonte: Radar Amazônico

27 de abr. de 2024

Prefeitura de Parnaíba realiza Show de Talentos Inclusivo no Centro Jeanete Souza


Nesta sexta-feira (26), a Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou o evento Show de Talentos Inclusivo no Centro de Qualificação Profissional Jeanete Souza.

O evento teve como objetivo promover visibilidade, respeito e inserção social e contou apresentações, danças e pinturas de alunos, pais e mestres da APAE (Associação de Pais Amigos Excepcionais) e da Escola Municipal Bilíngue Libras-Português de Parnaíba.

Parnaibana faz campanha para tratamento de doença que paralisou todo seu corpo

 


Justiça prende eleitores por suposta tentativa de fraude em transferência de domicílio no Piauí


Na manhã da última sexta-feira (26/04), a Justiça Eleitoral prendeu em flagrante dois eleitores em São Raimundo Nonato por tentativa de transferência de votos para o município de Coronel José Dias utilizando documentos falsos. Jeová da Trindade Sousa e Jeonaria de Oliveira Ramos apresentaram ao Cartório Eleitoral uma folha de Resumo de Cadastro Único-V7, alegando residir na localidade Vereda, em Coronel José Dias.

No entanto, ambos são residentes da Localidade Lagoa do Canto, em São Raimundo Nonato. Após receberem voz de prisão do juiz Carlos Alberto Bezerra Chagas, da 13ª Zona Eleitoral, foram conduzidos à Delegacia de Polícia local.

Após serem apresentados à autoridade policial, foram colhidos os depoimentos do condutor, testemunhas e realizados os interrogatórios. Os eleitores foram informados de suas garantias constitucionais e tiveram suas prisões comunicadas às pessoas por eles indicadas e ao juízo, recebendo nota de culpa descrevendo a infração imputada.

Durante o interrogatório, ambos afirmaram terem recebido o documento apresentado ao Cartório Eleitoral de uma pessoa chamada Claurindo, naquela manhã, em frente ao local. Negaram conhecer o documento, não terem residência na localidade Vereda e desconhecerem Claurindo ou qualquer ligação dele com políticos. Também afirmaram não terem recebido benefícios para mudar de domicílio eleitoral.

O flagrante foi homologado pelo juiz, concedendo liberdade provisória sob medidas cautelares, incluindo a proibição de se ausentarem da Comarca de São Raimundo Nonato e a obrigação de comparecerem aos atos da investigação criminal e de eventual processo penal.

PAX UNIÃO INFORMA - NOTA DE FALECIMENTO


PAX UNIÃO - A      nas Horas Difícieis

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:

1. ANA ESTER DOS SANTOS ARAÚJO, 03 meses de vida, falecida às 16h do dia (26.04.2024) a caminho do Hospital Infantil Lucidio Portela em Teresina-PI. O corpo foi trasladado para Parnaíba-PI e está sendo velado no Loteamento Santa Luzia, Quadra 32, C 30, bairro Dirceu Arcoverde. O sepultamento será ás 09h do dia (28.04.2024) no cemitério da Fraternidade.

2. RAFAEL JOSÉ MARTINS, 76 anos de idade, falecido às 14h 20min de hoje (27.04.2024) em sua residência no Povoado Estreito, município de Buriti dos Lopes, onde está sendo velado. O sepultamento será ás 16h do dia (28.04.2024) no cemitério comunidade.

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Floricultura Violeta

Informou a Pax União

Parnaíba – PI, 27 de Abril de 2024.

Governador Rafael Fonteles entrega obras no Norte do Piauí


Nesta sexta-feira (26),  em visita aos municípios de Caraúbas do Piauí, Caxingó e Murici dos Portelas, o governador Rafael Fonteles entregou algumas obras na região.

Na ocasião, foram entregues a pavimentação asfáltica urbana com área de 29.234,37 m², em Murici dos Portelas, além de 350 títulos definitivos de doação de terras, por meio do Instituto de Regularização Fundiária e Patrimônio Imobiliário do Piauí (Interpi).

Por fim, o governador anunciou um investimento de R$ 26,3 milhões em novas obras de infraestrutura para região, além da inclusão dos municípios no Piauí Saúde Digital, programa que inclui o atendimento a diversas especialidades em saúde por meio da telemedicina.

Cadela vítima de maus-tratos é resgatada pela Polícia Civil no interior do Piauí


Uma cadela em condições de maus-tratos, presa dentro de uma jaula, foi resgatada nesta quinta-feira (25) pela Polícia Civil do Piauí no quintal de uma casa, na comunidade Lagoa de Dentro, zona rural da cidade de Cocal, no Norte do Piauí.

Segundo a polícia, o resgate aconteceu após a cooperação receber denúncias anônimas de que o animal estava em condições precárias, presa na jaula exposta ao sol e chuvas. A equipe de policiais foram até o local e encontraram a cadela presa, em meio a fazes e água e com ração impropria para consumo.

Ao realizar o resgate, um dos policiais colocou água limpa para a cachorra, que aparentava estar com muita sede. O tutor não estava presente no momento da ação, mas já está sendo procurado e um inquérito será aberto para investigar e localizar os responsáveis pelos maus-tratos ao animal.

A cadela foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Cocal, e ficará sob os cuidados temporários de um dos agentes, até que seja adotada. 

Fonte: Portal AZ

Inmet emite novo alerta de chuvas intensas para norte do Piauí

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia e Estatística (Inmet) emitiu um novo alerta de perigo potencial de chuvas intensas para 31 municípios da região norte do estado do Piauí.

A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta abrange as seguintes cidades: 

Barras, Batalha, Bom Princípio do Piauí, Brasileira, Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Campo Largo do Piauí, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Domingos Mourão, Esperantina, Ilha Grande, Joaquim Pires, Joca Marques, Luís Correia, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Miguel Alves, Morro do Chapéu do Piauí, Murici dos Portelas, Nossa Senhora dos Remédios, Parnaíba, Piracuruca, Piripiri, Porto, São João da Fronteira, São João do Arraial e São José do Divino.

Anvisa publica proibição de cigarro eletrônico no país


Nesta quarta-feira (24),  a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução que proíbe diversas atividades relacionadas aos  cigarros eletrônicos.

Com a decisão, qualquer modalidade de importação desses produtos fica proibida, inclusive para uso próprio.

A medida abrange, entre outros, a questão da fabricação, importação, comercialização e entra em vigor imediatamente.

Plantação de maconha é descoberta durante cumprimento de mandado de prisão na zona rural de Buriti dos Lopes

 

A Polícia Civil do Piauí, por meio da delegacia de Buriti dos Lopes, com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp), PRF e a Diretoria de Inteligência da Planície Litorânea, cumpriram no início da tarde desta quinta-feira (25/04), um mandado de prisão em desfavor do nacional T.S.N, oriundo da comarca de Caucaia-CE.

Segundo a Polícia, durante o cumprimento do mandado de prisão foi possível encontrar no imóvel mais dois homens, sendo que um deles estava portando uma arma de fogo do tipo revólver cal. 32 e um carro que foi constatado ser adulterado o chassi, dentro do veículo, foram encontradas várias trouxinhas de substância análoga a cocaína.

Diante dos fatos, os 03 homens foram conduzidos para a Delegacia e autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte de arma de fogo, adulteração de sinal de veículo automotor e corrupção de menores, tendo em vista que um dos homens era um menor.

A polícia informou ainda que um dos homens de iniciais R.V.C., vulgo “CHUPINHA” era um dos líderes de uma facção criminosa oriunda do Rio de Janeiro com atuação na região de Buriti dos Lopes e era diretamente ligado a cúpula da facção no litoral Piauiense e no Estado do Ceará.

Em ato contínuo as equipes foram dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão domiciliar no Povoado Barra do Longa, em um imóvel de uma pessoa que teria ligação com R.V.C, vulgo “CHUPINHA”, e lá foi encontrado várias trouxinhas de substância amarelada análoga ao crack, uma motocicleta roubada, uma espingarda, uma plantação de cannabis sativa (maconha), bem como dinheiro trocado, o que configura ainda mais o tráfico naquele imóvel.

O homem de iniciais F.J.S.N, vulgo “AGNALDO”, foi autuado pelos crimes de tráfico de drogas, receptação e posse irregular de arma de fogo. ⠀⠀

A Polícia Civil aproveita o ensejo para solicitar à população local a realização de denúncias anônimas de crimes, medida esta que tem surtido efeito e traz benefícios a sociedade.

http://bit.ly/dpbldenuncias

Para denunciar, basta entrar em contato com a Policia Civil através do número (86) 99498-3554 ou clicar no link acima e preencher os campos, para o recebimento de denúncias anônimas de crimes a serem investigados como tráfico de drogas, estupro, localização de fugitivos da justiça e outros. Em casos de urgência e emergência, ligar para a viatura 

Informações: Policia Civil

NOTA DE PESAR: Morre a professora Maria de Fátima Soares dos Santos.

O SINTE-PI Núcleo Regional Parnaíba, representante dos Profissionais em Educação da Rede Municipal e Estadual de Ensino, solidariza-se com os amigos e a família enlutada da Professora Aposentada Maria de Fátima Soares dos Santos.

Manifestamos nossos mais profundos sentimentos de pesar por essa profissional competente que contribuiu de forma relevante para a educação da nossa rede de ensino.

O corpo está sendo velado no salão da paz eterna e o sepultamento será as 16 horas no cemitério da igualdade.

Marinha do Brasil realiza Curso Especial (ECSP) e recebe o apoio da VM Marina Club


A Marinha do Brasil (MB) através da Capitania dos Portos do Piauí realizou, no período de 22 a 26 de abril, o Curso Especial para Condução de Embarcações de Estado no Serviço Público (ECSP).

O principal objetivo é capacitar o aluno para patruar embarcações de órgãos públicos (extra-MB) dentro dos limites da navegação interior.

O curso proporciona aulas práticas a bordo de embarcações e aborda temas como: conhecimentos de marinharia; comunicação; legislação sobre tráfego aquaviário; manobras de embarcações; noções sobre motores propulsores; noções sobre estabilidade de embarcações; navegação e meteorologia; sobrevivência; poluição ambiental nos rios e segurança na navegação.

As instruções foram realizadas no rio Igaraçu com apoio de infraestrutura da VM Marina Club, e foram conduzidas pelos militares da Capitania dos Portos do Piauí, das quais participaram: a Polícia Federal, representada pelos GEPOM/NEPOM dos estados do Piauí, Roraima, Amazonas, Rio Grande do Sul, Ceará e Paraíba, além das Instituições ICMBio; Polícia Militar do Piauí, Polícia Civil do Piauí, Corpo de Bombeiros Militar do Piauí e Polícia Penal do Maranhão.

Convite- Missa de 7º Dia: Elias Ximenes do Prado

 

Convidamos à todos para assistir e participar da celebração da missa de sétimo dia de sua partida.
Data: 29.04.2024

Local: Igreja Matriz de N. S. Da Graça (Catedral)
Horário: 18 horas 

Homem apontado como líder de facção é preso em Buriti dos Lopes

Na última quinta-feira (25), a Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Buriti dos Lopes, prendeu duas pessoas e apreendeu um menor em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. 

Contra um dos presos, identificado como T.S.N, já havia um mandado de prisão da Comarca de Caucaia, no Ceará; Já com relação ao outro, identificado como R.V.C., vulgo “Chupinha”, foi apurado que ele atuava como um dos líderes do Comando Vermelho, em Buriti dos Lopes, e estava ligado diretamente à facções no litoral do Piauí e no Ceará.

Os dois foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte de arma de fogo, adulteração de sinal de veículo automotor e corrupção de menores.

FIEPI: 1º DE MAIO DIA DO TRABALHADOR

O presidente da FIEPI, Antônio José de Moraes Souza Filho, na homenagem ao trabalhador parnaibano.

- Em celebração ao dia 1º de Maio, dia do Trabalhador, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, FIEPI, Antônio José de Moraes Souza Filho, vai realizar uma grande homenagem ao trabalhador parnaibano, com uma programação festiva no Centro Esportivo Dirceu Arcoverde, o Verdinho, com atividades de lazer e culturais. 

-  A celebração ao dia 1º de Maio, já virou uma tradição na agenda social da FIEPI, que presta uma bonita homenagem a classe trabalhadora de nossa cidade, com iniciativa do presidente Zé Filho, que está sempre promovendo ações em prol do trabalhador da indústria, realizando iniciativas na área educacional, profissional e de lazer, através do SESI e SENAI. 

- A programação festiva de celebração ao dia do Trabalhador, começa bem cedinho, a partir das 7 horas da manhã, oferecendo ao trabalhador e visitantes, uma grande estrutura do complexo esportivo do Verdinho, com campo de futebol, quadra poliesportiva, piscina e área de lazer, que terá show musical e muito mais. 

By Carneiro Junior

OFERTAS DA SEMANA PARAÍBA

 


26 de abr. de 2024

Hospital Maternidade Dr. Marques Basto: Cirurgião Plástico Dr. Carlos Serra




Hospital Maternidade Dr. Marques Basto: Cirurgião Plástico Dr. Carlos Serra




HMB inaugura Casa de Acolhimento para pacientes oncológicos


 O Hospital Marques Basto inaugura no dia 30 de abril a Casa de Acolhimento. Um Projeto idealizado pelo Hospital, com o objetivo de ofertar acolhimento e estadia, aos pacientes oncológicos em tratamento na instituição.
O paciente e seu acompanhante que se deslocam de seu município de origem até Parnaíba e que se encontra sem condições para arcar com custos de estadia, ou em situação de vulnerabilidade social, passam por uma triagem com o Serviço Social para terem acesso à Casa.
“A Casa de Acolhimento tem suporte de quartos com camas, banheiros, cozinha, sala, espaço aberto para sol e suporte da equipe Psicossocial do HMB e da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Parnaíba, para os pacientes e seus acompanhantes.
A Casa dará suporte ao paciente para que não
abandone seu tratamento por falta de local para ficar. Nossa preocupação é cuidar de todos que buscam pelo Hospital Marques Basto com o tratamento oncológico de forma integral. explicou Simony Cardoso, gerente do Setor Psicossocial.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Parnaíba está em parceria com o Hospital Marques Basto no Acolhimento e cuidado com os pacientes hospedados na casa.  Futuramente será aberto cadastro para voluntários e instituições que desejam prestar serviços nas áreas social e de assistência em saúde aos pacientes acolhidos pela casa.

ASCOM/HMB

Hospital Maternidade Dr. Marques Basto




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...